Seis dicas de empreendedorismo para cartórios

Empreendedorismo. Você, com certeza, já ouviu falar muito sobre essa palavra. Mas, afinal, você sabe o que ela significa? De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empreender é a capacidade que uma pessoa tem de identificar necessidades e oportunidades, desenvolver soluções e daí criar um modelo de negócio. Além disso, o empreendedorismo também está relacionado à maneira que empresas estão trabalhando para trazer mais sustentabilidade e qualidade para seus serviços.

Muita gente ainda tem dúvida se no segmento notarial e registral é possível empreender. Apesar das serventias extrajudiciais não serem consideradas uma empresa, suas atividades de atendimento ao público e formas de trabalho funcionam da mesma maneira que uma companhia. Dessa forma, empreender é necessário para o crescimento de qualquer cartório.

Neste artigo, listamos seis dicas de empreendedorismo que vão ajudar no crescimento e desenvolvimento dos cartórios. As sugestões foram apresentadas por Ludwig Vaz Quitschal, advogado, consultor jurídico e especialista em estratégias para estudos. Acompanhe a leitura!

Mapeamento de processos

Conheça o seu cartório nos mínimos detalhes. Faça um mapeamento completo de todo funcionamento da serventia. Quitschal afirma que é importante fazer, pelo menos, três tipos de mapeamentos: contábil/tributário, regional e operacional.

Organize as finanças

Realize na organização e controle das finanças do cartório. A dica é separar as contas do cartório das pessoais do titular. De acordo com Quitschal, o ideal é que haja uma conta bancária “corporativa”, onde se possa fazer a movimentação dos gastos da serventia.

Reveja contratos

Faça regularmente uma análise dos contratos firmados com fornecedores e prestadores de serviços para avaliar se estão atendendo as necessidades e possuem bom custo-benefício para o cartório. Quitschal lembra ainda que os contratos devem ser arquivados, bem como as notas fiscais e comprovantes de pagamento, para evitar problemas correcionais ou fiscais.

Empatia

Os cartórios fazem parte de diversos momentos da vida do cidadão. Alguns momentos são complexos, como, por exemplo, divórcios e inventários que podem gerar conflitos entre as partes. Nesse sentido, Quitschal afirma que o titular deve ser empático, procurando encontrar soluções para os problemas das outras pessoas com acolhimento.

Valorização dos colaboradores

Seja empático também com quem trabalha com você todos os dias. Uma boa liderança sabe ouvir seus funcionários, dar feedbacks construtivos e implementar programas de valorização e incentivo para seus empregados. Segundo Quitschal, você pode fazer isso custeando cursos de capacitação profissional para o seu time.

Invista em tecnologias

Em tempos de digitalização, usar a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, incluindo cartórios. Quitschal sugere que as serventias invistam em máquinas e softwares que ajudem a melhorar a qualidade e rapidez dos serviços oferecidos. Atualmente, há disponíveis no mercado softwares de gestão essenciais para organizar todo o fluxo de trabalho e centralizar todas as informações.

Dica bônus: Digitalização dos meios de pagamentos

Vale lembrar também que flexibilizar os meios de pagamento é um dos pontos importantes para expansão da serventia. Além de ser uma obrigação legal determinada pela Lei Federal nº 14.382/22, oferecer modalidades de pagamento variadas tanto físicas como digitais colaboram para a fidelização do usuário e, consequentemente, para o crescimento do cartório.

A Parcela Express é uma empresa de tecnologia financeira para o setor extrajudicial que oferece soluções completas para adequação dos cartórios à lei 14.382/22. Entre elas, métodos de pagamento diversificados e um sistema de controle financeiro que pode ser integrado ao software de gestão utilizado pelo cartório, automatizando todas as operações administrativas e financeiras da serventia em uma única plataforma.

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