Além de modernizar os serviços notariais e registrais, os pagamentos digitais trazem outros benefícios para os cartórios, como segurança, rapidez e economia nos custos
O pagamento digital é um método eletrônico de transferência de dinheiro de uma pessoa para outra. Isso pode ser feito por meio de uma variedade de plataformas, incluindo aplicativos, sites e até mesmo pessoalmente usando um smartphone. Atualmente, com a aprovação da lei 14.382/2022, as serventias extrajudiciais devem obrigatoriamente oferecer opções de pagamento eletrônico para os usuários.
Mais do que digitalizar e modernizar os serviços notariais e registrais do país, os pagamentos digitais têm outras vantagens para os cartórios em relação aos métodos tradicionais. Você sabe quais benefícios são esses? Confira a seguir!
Os tipos de pagamentos digitais
Existem alguns tipos diferentes de pagamentos digitais, cada um com seus próprios benefícios, entre eles, cartão de débito e crédito, Pix, boleto bancário, link de pagamento, serviços bancários online, carteiras eletrônicas e criptomoedas.
Os benefícios de usar pagamentos digitais
Entre os benefícios de oferecer em seu cartório métodos de pagamentos eletrônicos, estão:
Velocidade: os sistemas de pagamento digital geralmente são mais rápidos do que preencher um cheque ou contar dinheiro. Além disso, eles são processados muito mais rápido do que os métodos tradicionais.
Segurança: são mais seguros porque resguardam a privacidade do usuário. Isso porque ele não vai precisar compartilhar informações pessoais com a pessoa que administra a cobrança. Geralmente, em uma transação online, os dados são criptografados, o que significa serem convertidas em código que só pode ser decifrado pelas partes envolvidas na transação.
Custos mais baixos: Os métodos tradicionais de pagamento, como cheques e ordens de pagamento, podem ser caros. Para empresas, esses tipos de pagamento geralmente envolvem taxas adicionais de processamento. Os pagamentos digitais podem ajudar a reduzir esses custos.
Popularidade: Nos últimos anos, vimos os brasileiros mais adeptos às modalidades de pagamento digitais. Em 2022, ferramentas online de pagamento, como Pix e carteiras digitais, conquistaram a confiança de 86% dos brasileiros, sendo usados diariamente por milhões de usuários. Diante desse cenário, fica claro a necessidade dos cartórios flexibilizarem os métodos de pagamentos para atender todos os públicos.
Como escolher os meios de pagamentos digitais
Para escolher os meios de pagamento digitais ideais para sua serventia, considere as opções que vão atender às suas necessidades. A dica é escolher um gateway de pagamento que ofereça soluções digitais como também físicas. Por ser uma empresa de solução financeira exclusiva para cartórios, a Parcela Express oferece as principais modalidades de pagamentos para atendimento presencial ou remoto que são adequadas às demandas únicas do segmento extrajudicial.
Cartão de débito, crédito à vista ou parcelado em até 12x, boleto bancário híbrido e com QR Code, Pix com QR Code e link de pagamento. Todos os serviços, além da maquininha de cartão modelo POS, são a custo zero para as serventias. Acesse o site www.parcelaexpress.com.br e conheça todas as vantagens da solução de pagamento parceira dos cartórios do Brasil!